XIV Conferência Grudis - 2015 - U. Minho - Um balanço
Encontro anual do grudis na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
Realizou-se no passado dia 24 de janeiro, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, o encontro anual do grudis que contou com algumas novidades, quer em termos de designação do evento, quer em termos da própria estrutura. Assim, a partir de 2015 o evento passou a designar-se de Conferência grudis.
O encontro anual do grudis é um rever de amigos, a oportunidade de contactar com colegas investigadores mais experientes, de colegas em início de carreira, de grudistas mais velhos e mais novos ou que aderem ao nosso grupo de investigação em Contabilidade. É uma troca de experiências e conhecimento que nos deixa sempre saudades até ao próximo encontro.
A XIV Conferência grudis contou com mais de 60 participantes, oriundos de várias instituições do país. Conseguiu-se ter participantes do norte e sul do país, o que nos deixa muito felizes, pois significa que a comunidade grudis é dinâmica e cuja relevância no panorama nacional sustenta a movimentação física dos investigadores em Contabilidade.
Este ano tivemos a oportunidade de ter connosco um investigador internacional, o Prof. William Rees da Universidade de Edimburgo, que partilhou connosco algumas preocupações relativas à metodologia quantitativa, apresentando a palestra intitulada “Misleading Results in Accounting Research”.
Uma característica diferenciadora das Conferências grudis continua a ser a elevada qualidade dos projetos de investigação e artigos aceites e respetivas apresentações pelos autores. O trabalho dos quase 20 discussants no dia da Conferência e o processo de revisão dos artigos pelos reviewers, coordenados pelo colega Rui Vieira, fizeram desta conferência um fórum importante para obter sugestões sobre os mesmos, permitindo os seus desenvolvimentos. A Conferência foi assim preenchida com a habitual apresentação de trabalhos completos (13 artigos) e também projetos de investigação (5 projetos de tese). Dada a dimensão que o evento já assume, este ano houve necessidade de gerar três sessões paralelas. De novo, esta Conferência grudis se revelou como o exponente máximo da investigação em Contabilidade no nosso país.
Os temas apresentados foram muito diversos. Tivemos temas como a responsabilidade social e empresarial, a ética, qualidade da informação contabilística, o justo valor, a importância da informação contabilística para a reeleição do autarca, política de incentivos e desempenho, fiscalidade, história da contabilidade, contabilidade de custos, papel do contabilista de gestão, contabilidade pública.
Pode consultar o programa aqui. Os artigos apresentados estão disponíveis em https://groups.yahoo.com/neo/groups/grudis/info (exclusivo para membros do grudis). Uma seleção de fotos está disponível na Página da EEG-UM no FB.
Esperamos que o evento tenha sido gratificante a vários níveis, e que o projeto grudis continue a ser uma realidade em crescendo. A comissão organizadora local sentiu-se muito honrada por ter tido a oportunidade de receber tantos colegas na Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho. Até à próxima Conferência grudis!
Lúcia Lima Rodrigues
Filomena Brás, Delfina Gomes e Lídia Oliveira