Grudisletter nº 1 - 2010-04
Lançamento da Grudisletter nº 1.
Um passo importante na existência do GRUDIS.
Caros colegas, é com grande satisfação que vos trazemos a primeira edição da Newsletter do GRUDIS – a GRUDISLetter. Esta é uma iniciativa na qual a equipa de coordenação do GRUDIS deposita grande esperança, enquanto mecanismo de suporte à actividade que desenvolvemos.
A GRUDISLetter vai servir vários propósitos, o mais importante dos quais é o da difusão do trabalho de investigação dos nossos membros. Esta será uma forma de celebrarmos o sucesso dos nossos membros do ponto de vista das publicações e nos mantermos bem informados em relação ao bom trabalho de investigação que os nossos colegas vão produzindo.
Um dos outros objectivos da GRUDISLetter é o de fomentar a citação de trabalhos de portugueses por portugueses. É previsível que a divulgação das publicações dos membros desta comunidade vai permitir aumentar as citações dos mesmos, contribuindo desse modo para um maior impacto desses trabalhos. O factor de “impacto” das publicações é crescentemente valorizado pelas universidades portuguesas e estou em crer que este critério irá receber uma importância acrescida nos próximos anos. Daí que seja importante que comecemos a lançar as sementes, preparando-nos para esse cenário. Note-se que mesmo que ele não venha a concretizar-se, a verdade é que nada temos a perder com esta prática!
Sendo o primeiro número da GRUDISLetter, é natural que a mesma venha a sofrer alterações com o passar dos tempos, pelo que convidamos-vos a partilharem a vossa opinião sobre o formato e conteúdo, bem como a enviarem as vossas sugestões de melhoria. Numa primeira fase iremos começar por anunciar as publicações, fornecendo a sua referência completa. Haverá, também espaço para outras notícias de interesse para todos. Fica aqui um agradecimento aos colegas que partilharam a informação relativa às suas publicações.
Esperamos que esta seja uma iniciativa proveitosa para todos. Eu, pessoalmente, sinto que já estou a ganhar por estar mais bem informado sobre a capacidade de produção científica da nossa comunidade. Esperamos que possam dizer o mesmo e que o efeito da divulgação de publicações seja contagiante. Bem hajam!
Aldónio Ferreira
Pode descarregar a Grudisletter aqui.