Grudisletter nº 10 - 2014-10
Lançamento da Grudisletter nº 10.
Editorial
Esta é já a décima grudisletter, sim, a décima! A grudisletter desempenha um papel de comunicação muito importante no grudis. Cresceu em dimensão e transformou-se com o passar do tempo (i.e. estrutura, conteúdos, editores), demonstrando o dinamismo necessário para continuar a servir as nossas necessidades.
Este dinamismo está no ADN do grudis e por isso não será surpresa que tenhamos nesta grudisletter mais evidência disso mesmo. Salientamos, desde logo, o lançamento do site grudis (de que nos reporta o João Oliveira), uma nova plataforma online que, não só permite responder melhor às necessidades do presente, como também prepara o grudis para as oportunidades e desafios do futuro. Por outro lado, damos conta da nova estrutura organizativa da Coordenação, a qual apresenta novas áreas de responsabilidade, o que implicou uma reafectação dos membros da Coordenação. Salientamos, também, o artigo da Lúcia Lima Rodrigues, que nos endereça o convite para participarmos na XIV Conferência grudis a realizar na Universidade do Minho, e anuncia duas novidades que contribuem para uma melhoria qualitativa da mesma. Informamos que doravante utilizaremos a designação de Conferência (em substituição de Seminário), pois este nosso evento anual já tem a dimensão e prestígio que justificam esta nova denominação. Informamos também que a Coordenação reviu a redação dos valores grudis, simplificando a sua escrita mas mantendo os seus fundamentos. Os valores grudis são a partilha, a qualidade, a colaboração, o dinamismo, a informalidade e simplicidade, e a integridade e ética (ver página).
Esta grudisletter conta ainda com o feedback dos organizadores do II workshop grudis realizado em maio no ISCAP, bem como com o convite dos organizadores do III workshop grudis a ter lugar no ISCTE-IUL no próximo dia 14 de novembro. Estamos certos que o sucesso organizativo e de participação dos anteriores workshops voltarão a repetir-se.
O Manuel Castelo Branco usa o “Espaço de opinião sobre investigação” desta grudisletter para partilhar as suas ideias acerca do presente e do futuro da investigação sobre a responsabilidade social das empresas na vertente da corrupção, apontando mesmo caminhos para investigação futura. Finalmente, o José António Moreira assina a sua crónica habitual, onde partilha uma das suas muitas experiências como orientador e as vicissitudes que esta tarefa acarreta. É um testemunho pessoal e muito honesto do desafio que é a orientação de alunos.
Aldónio Ferreira
Pode descarregar a Grudisletter aqui.