Grudisletter nº 11 - 2015-04
Lançamento da Grudisletter nº 11.
Editorial
As grudisletters têm sido um importante meio de comunicação entre a Equipa de Coordenação e os membros do grudis. Através delas têm-se divulgado as decisões mais importantes tomadas pela Equipa de Coordenação e têm-se apresentado conteúdos que procuram estimular a investigação em Contabilidade nas mais variadas formas. Esta grudisletter é mais um exemplo destas linhas de orientação seguidas pela Equipa de Coordenação.
As primeiras notícias que avançamos nesta grudisletter prendem-se com as mudanças ocorridas na Equipa de Coordenação. Ao nível dos membros temporários ocorreu a substituição do Francisco Carreira pela Sofia Lourenço, e no que respeita aos membros permanentes deu-se a substituição do Rui Vieira pela Helena Isidro. Durante 12 anos o Rui Vieira desempenhou um importante papel na Equipa de Coordenação, havendo a necessidade de lhe ser feito, nesta grudisletter, um merecido agradecimento por todos os seus contributos para a nossa comunidade grudis. Outra notícia relevante relacionada com a Equipa de Coordenação refere-se à criação de um órgão consultivo, o grudis Advisory Board, para decisões de carácter estratégico.
São também notícia nesta grudisletter os mais recentes encontros científicos grudis. São reportados feedbacks do III workshop grudis realizado no passado dia 14 de novembro no ISCTE-IUL e da XIV Conferência grudis ocorrida no passado dia 24 de janeiro na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Mas sendo o grudis um grupo dinâmico, já no próximo dia 22 de maio vai realizar-se o IV workshop grudis na Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém. Os organizadores deste workshop apelam à participação de todos os grudistas.
Mas encontramos nesta grudisletter muitos mais estímulos à investigação. É reforçada a utilidade do grudis peer review, desafiandose os grudistas a fazerem uso deste nobre programa. Identificam-se os accounting events com datas de submissão dentro dos próximos seis meses. São divulgadas publicações de membros do grudis, a quem endereçamos os nossos parabéns, constituindo as suas publicações um estímulo para todos nós. Contamos, ainda, com duas excelentes peças no já habitual espaço de opinião sobre investigação. A primeira delas atende à importância dos fundos comunitários à investigação no âmbito do Horizonte 2020 e a segunda peça aponta-nos novos desafios no âmbito da investigação em Contabilidade Pública.
Para terminar, aconselhamos a leitura de mais uma estimulante crónica do José Moreira.
Rui Robalo e Carla Carvalho
Pode descarregar a Grudisletter aqui.