Eventos e Notícias

Grudisletter nº 17 - 2018-04

Grudisletter nº 17 - 2018-04

Lançamento da Grudisletter nº 17.

Editorial

Começamos a 17ª edição da grudisletter com uma merecida homenagem à nossa querida Ana Maria Rodrigues, que partiu precocemente, mas que nos deixou um grande legado, como bem expressa o bonito texto da sua grande amiga Lúcia Lima Rodrigues. Continuamos com um agradecimento à Helena Isidro, que cessou as suas funções na Equipa de Coordenação, por todo o trabalho e dedicação ao grudis ao longo dos últimos três anos, e damos as boas vindas à Teresa Eugénio, que se associa à Equipa, ficando afeta à pasta das Conferências, liderada pela Sofia Lourenço e apoiada pelo Paulo Alves.

De seguida, apresentamos o feedback do IX workshop grudis, realizado no dia 2 de fevereiro, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde se debateu o tema “Corporate Social Responsibility and its Reporting”. Segue-se o feedback da XVII Conferência grudis e Doctoral Colloquium que decorreu nos passados dias 2 e 3 de fevereiro na Católica Porto Business School, sob a coordenação local do Paulo Alves e da Maria José Fonseca. O keynote speaker da XVII Conferência grudis foi o Professor Philip Joos, da Tilburg School of Economics and Management e Presidente da European Accounting Association (EAA). Foram dois dias de intensa partilha de conhecimentos e de saudável convívio entre todos os participantes. Aproveitamos este espaço para anunciar que a próxima Conferência grudis e Doctoral Colloquium realizar-se-á na Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém, sob a coordenação local do Rui Robalo. Em breve será enviado o respetivo call for papers.

Nesta edição da grudisletter destacamos ainda, para além das publicações de membros do grudis, o espaço de opinião sobre investigação, com um artigo de opinião intitulado "Inovação versus paradigmas: ‘romper ou manter o status quo?’, eis a questão", da autoria do Fábio Albuquerque, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. O artigo versa sobre as dificuldades dos investigadores em inovar, visto que as revistas e os avaliadores têm, em geral, dificuldade em aceitar novos indicadores e métricas em áreas representadas por investigadores de referência numa determinada linha de investigação, ainda que antiquados ou criticáveis. O investigador vê-se então confrontado com um dilema: fazer “mais do mesmo”, e conseguir mais facilmente uma publicação, ou inovar e sofrer as consequências decorrentes desta iniciativa, isto é, ser mais facilmente rejeitado.

Concluímos esta edição da grudisletter, como habitualmente, com mais uma interessante crónica do José António Moreira, que relata a experiência vivida, em concreto a desilusão sentida, no âmbito da orientação de uma dissertação de mestrado.

Patrícia Quesado e Carla Carvalho

Pode descarregar a Grudisletter aqui.

Esperamos por si na Rede Grudis!

Grudis

Accounting Research Network

Grudis Accounting Research Network's mission is to promote the development of Accounting research, fostering the interaction between the Portuguese and international communities.