Grudisletter nº 18 - 2018-10
Lançamento da Grudisletter nº 18.
Editorial
Na 18ª edição da grudisletter damos a conhecer o trabalho que está a ser realizado pela Equipa de Coordenação do grudis quanto ao desenvolvimento da nossa rede, nomeadamente a parceria que o grudis celebrou com a European Accounting Association (EAA) em meados do corrente ano e o processo de reflexão estratégica que temos em curso. Fazemos, ainda, uma remissão ao Accounting Research Centre (ARC) e divulgamos a base de dados Bank for the Accounts of Companies Harmonized (BACH), de âmbito internacional e acesso gratuito, com dados agregados das sociedades não financeiras de uma dúzia de países europeus.
Apresentamos também o feedback do X workshop grudis, realizado no passado dia 19 de outubro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, onde se debateu o tema “Investigação em Contabilidade: Teorias Dominantes e Teorias Emergentes”. Neste workshop, que teve como oradoras as colegas Lúcia Lima Rodrigues, Maria João Major e Sofia Lourenço, foram abordadas diversas teorias utilizadas em diferentes paradigmas de investigação, não só as dominantes, mas também novas teorias que estão a surgir ou a ser utilizadas mais recentemente em contabilidade.
Segue-se a divulgação da XVIII Conferência grudis e Doctoral Colloquium que decorrerá nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2019 na Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém, sob a coordenação local do Rui Robalo. O keynote speaker da Conferência será o Professor Teemu Malmi da Universidade de Aalto (Finlândia). Contamos com a vossa presença!
Para além das publicações de membros do grudis, destacamos ainda nesta edição da grudisletter o espaço de opinião sobre investigação, no qual a Sara Serra, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, se debruça sobre a atual e polémica problemática da prestação de serviços extra-auditoria a clientes, nomeadamente sobre a independência do auditor e a qualidade da auditoria, abordando as respostas dadas pelos diferentes organismos profissionais.
Concluímos esta edição da grudisletter com a habitual, e sempre interessante, crónica do José António Moreira, cujo conteúdo é um verdadeiro “empurrão“ para ler a obra do prof. Thaler, prémio Nobel da Economia 2017, em coautoria com Cass Sunstein, intitulada “Nudge: um pequeno empurrão” .
Patrícia Quesado e Carla Carvalho
Pode descarregar a Grudisletter aqui.