Grudisletter nº 5 - 2012-04
Lançamento da Grudisletter nº 5.
A mudança continua.
Passaram dois anos desde a primeira edição da GrudisLetter, veículo que a Equipa de Coordenação tem utilizado para manter informada a comunidade Grudis sobre assuntos de relevo. Esta edição não é exceção, conforme terão oportunidade de constatar.
Em primeiro lugar, houve uma alteração nos membros permanentes da Equipa de Coordenação. A Filomena Antunes Brás solicitou dispensa das responsabilidades que assumia na Coordenação, tendo o seu pedido sido aceite. É com pena que a vemos sair, mas compreendemos as circunstâncias e olhamos para esta mudança como uma oportunidade para descobrirmos novos talentos e ideias e mantermos o nosso dinamismo. Adiante a Equipa de Coordenação assina um artigo onde expressa o seu agradecimento pelo enorme contributo que a Filomena prestou ao Grudis. Sendo verdade que é com pena que anunciamos a saída da Filomena, é também verdade que informamos com grande satisfação que a Carla Carvalho aceitou o convite para fazer parte da Equipa de Coordenação. A Carla assume responsabilidades na área das publicações em colaboração com o Rui Robalo, que agora passou a ter responsabilidade máxima sobre esta área (que inclui as GrudisLetters).
Recebemos recentemente a triste notícia do falecimento do Professor Domingos Cravo, membro nº 19 do Grudis. A Contabilidade ficou muito mais pobre com a perda de mais uma das suas maiores referências no país, conforme testemunha a Carla Carvalho no artigo que assina adiante.
Numa nota positiva, o Jorge Casas Novas e a Ana Fialho apresentam o seu balanço final sobre o XI Seminário Grudis, complementado com cinco testemunhos de colegas que participaram no Seminário e com algumas fotos que demonstram bem o espírito vivido durante o evento. Não me vou alongar aqui sobre o assunto, porque o meu e-mail de 15 de fevereiro foi bem claro no que respeita ao elevado nível de qualidade e à trajetória que temos observado nos nossos Seminários. Apenas deixo uma nota de grande satisfação e orgulho pelos grandes passos que a nossa comunidade tem dado nos últimos anos.
E por falar de Seminários, aproveito a oportunidade para anunciar que em 2013 o XII Seminário Grudis será na Universidade de Coimbra. A organização local está entregue (e diga-se que muito bem!) nas mãos das colegas Ana Maria Rodrigues e Liliana Pimentel. A proposta da Ana Maria Rodrigues para acolher em Coimbra o Seminário foi recebida com grande entusiasmo e aceite por unanimidade pela Equipa de Coordenação. Em 2014, planeamos rumar a sul, em local a anunciar no futuro.
Nesta GrudisLetter, as colegas Inês Cruz e Maria João Major assinam uma peça onde relatam a sua experiência de publicação na revista Accounting, Organizations and Society. Penso que é um contributo importante, na medida em que nos permite aprender com as experiências de quem foi bem-sucedido. Vale a pena ler! Agradeço a ambas por terem aceitado o repto que lhes lancei para escreverem sobre este tema.
O José António Moreira partilha o seu “Erro Perfeito” na sua crónica habitual. Ele dá-nos conta das suas reflexões sobre as consequências do seu erro e as ilações que daí decorreram. Já estou a imaginar mais colegas a errar de propósito. Uma leitura a não perder.
Para concluir, três pontos. Primeiro, parabéns a todos os Grudistas que viram os seus trabalhos publicados nos últimos seis meses. O vosso sucesso é motivo de alegria e grande satisfação para o Grudis. A lista das publicações que nos chegaram encontra-se nesta GrudisLettter. Segundo, convidamos-vos a contribuir para futuras GrudisLetters com artigos, por exemplo, com partilha de experiências ou de outras informações de relevo para a comunidade Grudista. Eventuais interessados contactem, por favor, o Rui Robalo. Por último, apenas relembrar que dentro de semanas teremos o Jantar Grudis em Ljubljana. Os colegas Portugueses que participarem no Congresso da EAA (Grudistas ou não) estão desde já convidados. Mais informações seguirão brevemente por e-mail.
Aldónio Ferreira
Pode descarregar a Grudisletter aqui.